Mapas Bíblicos

Israel - ontem e hoje (fronteiras)

 
As fronteiras de cada país determinam a ocupação territorial de um povo. No passado houveram grandes impérios que tiveram suas conquistas e deixaram suas marcas por todo o mundo. Porém, modernamente, muitas modificações aconteceram nas atuais fronteiras de cada país do mundo. 
Em Israel as fronteiras do passado também eram diferentes das atuais. Notemos que no passado as fronteiras dos reinos de Israel e Judá já eram maiores do que as atuais, englobando partes dos atuais Líbano, Jordânia e Síria, além de parte do Egito ao sul. No tempo dos reis de Israel, desde a divisão do reino após a morte de Salomão, a nação de Israel se enfraqueceu muito e não pode mais expandir-se. 
Hoje há uma disputa muito grande por parte dos árabres, que declaram o seguinte: a terra onde Israel está hoje nunca pertenceu à eles! Isso nos parece, no mínimo, absurdo, pois a história nos fala sobre as fronteiras de Israel no passado, e somos obrigados a ficar com a firme tese histórica do que acreditar na argumentação vazia dos árabes!
Muitos argumentam que há uma disputa por terras naquela região. Não creio nisso! Existe, sim, uma disputa espiritual pela herança de Deus! Devemos simplesmente entender que somente quem é dono pode dar algo a alguém! O homem nada possui, mas sim Deus. E este Deus que é dono de todas as coisas já deu a terra da qual falamos à Israel, por isso eles têm direito à ela! 
Basta apenas que haja reconhecimento daquilo que já foi feito no passado por parte daqueles que julgam Ter algum direito à terra.
 

Israel, o centro do mundo

 
 
Você já notou a sabedoria de Deus? Será que conseguimos perceber aquilo que Deus está fazendo quando anuncia seus decretos?
Será que você já percebeu onde se localiza Israel? Muitos nem se dão conta de que Israel esteve e está no centro do mundo! No passado a nação era passagem obrigatória para as caravanas comerciais que tinham o caminho do oriente. E também as que vinham do oriente para a África e a Europa tinham de passar por Israel! Todo o mundo mantinha seus olhos sobre Israel! Já naquela época eles detinham as atenções do mundo!
Hoje as coisas não são diferentes! Israel continua sendo o centro espiritual do mundo e diariamente os olhos do mundo estão voltados para lá esperando para ver qual será o próximo passo de Deus em Israel. Há uma consciência mundial de que em Israel acontece o que Deus permite que aconteça e que tudo está sob o controle da Divindade!
Olhar para Israel é estar atento aos fatos que apontarão para a vinda do Messias e também para o fim dos tempos! É esperar e conferir!
 

Israel e seus vizinhos

 
Há uma profecia bíblica que é praticamente desconhecida dos cristãos quanto aos "vizinhos" de Israel. Vejamos que coisa tremenda disse o Senhor: "... mandou o Senhor acerca de Jacó que lhe fossem inimigos os que estão em redor dele; Jerusalém é entre eles como uma mulher imunda" (Lm 1:17). Deus falou através de Jeremias que os "vizinhos" de Israel seriam todos seus inimigos... Que coisa tremenda é ver que hoje esta profecia está se cumprindo de forma plena, pois como vemos no mapa todos os que estão ao redor de Israel são seus inimigos! Todas as nações vizinhas tentam (ou já tentaram) destruir Israel. 
Hoje, quem seriam os amigos de Israel? É difícil dizer isso, pois Israel parece provocar uma antipatia geral no mundo, e todos (ou quase) teem algo a dizer contra Israel. O único amigo declarado de Israel são os Estados Unidos da América! E o interessante é que Deus traz bênçãos sobre esta nação, justamente (e também) porque eles estão ao lado de seu povo!
Deus um dia mudará a configuração deste mapa e fará com que o reino prometido à Israel seja-lhe dado como herança perpétua, conforme o próprio Deus prometeu à Abraão, Isaque e Jacó!
 

 

Galeria de fotos: Mapas Bíblicos

ebd

 

Compartilhe este estudo com seus Amigos das redes Socias: COMPARTILHE A PALAVRA DE DEUS.

use os links abaixoVocê pode escrever aqui...